segunda-feira, 29 de junho de 2020

28 de junho - Dia do orgulho de sermos quem somos e de amarmos quem quisermos 🌈👬👭❤💛💚💙💜

A nossa luta é pelo direito de existirmos, de amarmos e sermos quem somos. Depois de Stonewall as coisas nunca mais serão como antes, jamais voltaremos para o armário, jamais voltaremos para a cadeia, vamos cada vez mais existirmos!

Graças a Stonewall, já podemos nos casar com quem amamos e queremos, graças a Stonewall LGBTfobia é crime no Brasil e em muitos países. Temos que agradecer as afeminadas, travestis, trans, lésbicas, gays do passado que deram a cara a tapa em prol dos nossos direitos numa época onde ser LGBT era motivos de punições absurdas.

Hoje conquistamos bastante coisas, apesar de ainda vivermos numa sociedade heterocisnormativa e LGBTfobica, ainda estamos lá atrás, é só você observar a representação da política em vários lugares do mundo incluindo no Brasil com o psicopata nazista e homofobico de extrema- direita Jair Bolsonaro. O ressurgimento do neonazismo foi uma resposta dos cancervadores aos avanços da luta por direitos LGBTs nos últimos 20 anos sobretudo por governos progressistas no Brasil. Ainda temos muito que melhorar a sociedade, porém devemos reconhecer que os nossos heróis do passado deixaram o caminho mais limpo para a nossa geração. Apesar de no passado a esquerda não oferecer espaços para a nossa população e a direita nos matar, hoje vemos um espaço maior na esquerda, embora que ainda exista muita LGBTfobia em parte da esquerda, silenciamento e poucos espaços da luta LGBT em relação a outras lutas de minorias. Um exemplo disso aconteceu em 2019, quando a importante e necessária criminalização da LGBTfobia foi criminalizada e um partido de extrema- esquerda chamado PCO- Partido da Causa Operária se posicionou contra.

Estamos caminhando tão bem apesar dos pesares, que muitos LGBTfobicos hoje já começaram a sentir vergonha de seus preconceitos. Uma pesquisa feita mostra que 67% da população aprova a homossexualidade contra 33% que se posicionam contra. A gente sabe que o número é maior e que ainda há muito que lutar. Só criminalizar embora que extremamente necessário não é suficiente, temos também que mudar a cultura heternormativa e cisnormativa que nos silencia e nos mata. Temos que ocupar espaços na televisão, no cinema, nos rádios, além da internet onde a massa possa nos ver. Não adianta nada publicar artigos de orgulho mas não oferecer espaço a LGBTs na sociedade. A luta contra a LGBTfobia só será exitosa quando caminhar junto ao combate à heteronormatividade e a cisnormatividade pois o que gera a LGBTfobia é essa imposição heternormativa e cisgenera que vem desde cedo nos meios de comunicação como a televisão e o cinema por exemplo.
Dessa forma, as pessoas mais vulneráveis ao conservadorismo (que são as pessoas mais pobres e das periferias) poderão ver que cada um tem o direito de amar e existir e que isso não é errado.

Vamos seguir cada vez mais lutando pelo nosso direito de existir e amar quem quisermos, vamos lutar por emprego, cidadania e inclusão.

Vamos vencer juntos a heterocisnormatividade e conquistar cada vez mais o nosso direito de existir e de amar, nenhum passo pra trás pois o que passou não volta mais!

#ORGULHESE #EuAmoQuemEuQuiser 

#FORABOLSONARO #FORAMOURÃO

Assistam ao filme: "Stonewall onde o orgulho começou" (2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário