quinta-feira, 18 de junho de 2020

A importância do orgulho e os desafios da quarentena na população LGBT. (14/06/2020- Parada LGBTQIA++ virtual)

Hoje é um dia muito importante que marca a nossa luta por existência e resistência. Ser LGBT na sociedade é uma forma de sobrevivência diariamente, somos expostos aos perigos, às violências, discriminações, exclusões.

Há quem negue os privilégios heterossexuais e cisgeneros, porém temos de levar em conta que para nós andarmos de mãos dadas com o indivíduo do mesmo sexo ou apenas assumirmos um gênero diferente do órgão sexual, é uma forma de arriscarmos nossas vidas.

Devemos lembrar que a própria hetero/cisnometividade são fatores que geram a LGBTFOBIA e que não adianta nada combater só a prática LGBTfobica se não mudarmos hábitos culturais que nos excluem. Não se enxergar no mundo é uma forma de exclusão e assassinato!

Lidar com a heterormatividade e a cisnometividade é uma forma desgaste que nos custa a saúde mental, pois não é fácil ligar a TV e so ver na novela casal heterossexual e pessoas cisgeneras e brancas com seus protagonismos e visibilidade, como disse antes, a luta contra a LGBTFOBIA só se torna com muito mais eficacia quando combatemos a hetero/cisnormatividade.

É bom lembrar que apesar de hoje termos um espaço dentro da esquerda, somos vistos como pautas "não fundamentais" ou "pautas liberais".

O que é necessário é que entendam que como o feminismo e o movimento negro, temos de ter assegurado o nosso espaço como minoria reprimida e atacada, e nossas lutas devem ser vistas da mesma forma que as outras. O que venho notado infelizmente é a perda de espaços inclusive dentro da própria esquerda.

Apesar de estarmos bastante distantes do ideal, temos que agradecer aos LGBTs do final dos anos 60 que deram a cara para lutar pelos nossos direitos civis. Há 1 ano aprovamos a criminalização da LGBTfobia aqui no Brasil e há 7 anos o casamento igualitário se tornou legalizado, é tudo muito recente mas se não fosse a galera de stonewall, não teríamos nenhum direito e ainda seríamos tratados pela lei como criminosos e doentes mentais, apesar de que somos tratados dessa forma pela sociedade de maneira indireta e direta.

Portanto é necessário que entendamos a importância da parada LGBT pelo mundo, pois é um evento político onde podemos culturalmente nos aproximar da massa da população e mostrar que também somos humanos, já que a mídia tradicional historicamente nos esconde e nos impede de dialogar com toda a população.

Todo ano desde 1970, após a revolta de stonewall (1969), o movimento LGBT promove paradas pelo Mundo para afirmar nossa existência e assegurar nossas vozes, pois não nos calaremos diante desse sistema que nos exclui.

Porém em 2020 por conta da COVID-19, foi preciso fazer a nossa parada de forma virtual para proteger os nossos e os que simpatizam conosco através do isolamento social, pois temos que lutar contra dois vírus fatais, o coronavirus e o preconceito.

Esse isolamento embora que necessário, torna a saude mental principalmente dos LGBTs péssimas, pois muitos estao em casa confinados com pais preconceituosos, ou com apenas meios de comunicações que nos excluem e nos matam como é o caso das mídias tradicionais e populares, mas logo logo estaremos todos juntos lutando por direitos novamente, nas ruas!

Temos que sempre lutar pela resistência e pela nossa existência!

#NOSSOAMOREXISTE

#NOSSOAMORRESISTE

#ParadaLGBT2020 #PRIDE

#ORGULHESE

#LGBTSRESISTEM

#TRAVESTISRESISTEM

#NAOBINARIOSRESISTEM

#TRANSRESISTEM

#MULHERESTRANSRESISTEM

#LGBTSNEGROSRESITEM

#AFEMINADASRESISTEM

#GAYSRESISTEM

#LESBICASRESISTEM

#BISSEXUAISRESISTEM 

#VIDASNEGRASIMPORTAM

#VIDASLGBTSIMPORTAM

#NOSSOAMOREXISTE

#NOSSOAMORRESISTE

#FORABOLSONARO 


Link da foto:
https://sanfrancisco.cbslocal.com/top-lists/best-lgbt-pride-events-in-the-bay-area/

Por Gabriel Pacheco, ativista gay e estudante de licenciatura em ciências sociais da UFF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário