sábado, 30 de maio de 2020

A realidade por trás de alunos universitários que cometem o plágio e formas de combater essa prática.


O plágio de fato é uma estratégia errada de ser praticada que causa danos a obra e própria vida do autor e deve sim haver uma punição para isso, porém ao reduzirmos a prática do plágio á ambientes acadêmicos, temos que olhar as questões socioeconômicas que levam a prática do ocorrido, como a elitização historica da universidade e a situação dos alunos de baixa renda que precisam se virar em mil para se manterem vivos no ambiente universitário, principalmente quando estes são recém saídos do ensino médio, os calouros. 

Obviamente, ninguém gosta de fazer um trabalho, um artigo e se deparar com uma cópia no nome de outra pessoa, assim como ninguém gostaria de ver uma música sua, ou um vestido que você desenhou, uma história que você publicou num livro ou um filme que você realizou com muito trabalho sendo copiado por outra pessoa. Por isso em casos de plágios mais severos como copiar um artista, uma música, um livro, um filme eu acho que sim deve haver uma punição mais severa, porém acho um exagero uma punição severa com alunos que plageiam por necessidade como é o caso de alunos pobres que chegam as universidades e que não tem o incentivo dos pais e precisam trabalhar pra pagar o seu aluguel, comer e muitas outras coisas.

Segundo a veja, uma pesquisa feita por universitários da Unicamp em 2018, mostrava que 87% dos estudantes que chegam as universidades não sabem o que é plágio. A pesquisa mostra que a maioria dos alunos calouros não tem total acesso ao que é permitido ou não na Universidade quando chegam. Com isso podemos perceber a falta de informação que a própria Universidade tem com seus alunos recém chegados.  

A maioria dos alunos pensam o plágio como apenas um trabalho de copiar e colar feito nos tempos de escola, nos tempos de ensino médio e ensino fundamental e que a única forma de castigo será apenas um zero no boletim. Através dessa falta de informação das universidades para com os alunos recém chegados nas universidades, esses alunos acabam não sabendo que o castigo pode ser mais severo como a perda da vaga, um processo judicial ou até mesmo a prisão. 

Não estou de jeito nenhum defendendo a prática do copiar e colar trabalhos dos outros, porém acho que temos que entender que a universidade infelizmente ainda mantém sua histórica maneira elitizada de ensino, é uma rotina de muitas exigências como chuvas de trabalhos e artigos, cobranças que infelizmente exige do aluno uma dedicação de 24 horas por dia a apenas universidade, só que isso não leva em conta que muitos alunos se quer têm computador em casa ou internet para fazerem seus trabalhos, a maioria precisa trabalhar pra garantir seus sustentos como aluguel, contas e comida, precisam fazer os serviços domésticos e acabam se prejudicando por todo esse emaranhado de exigências.. Fora a saúde mental que é super importante mas difícil de manter com essas exigências, pois além do cansaço físico, existe um grande cansaço psicológico. 

A realidade desses alunos é bem diferente dos alunos que tem os pais pra ajudar, uma casa pra morar, comida garantida, não precisam trabalhar, esses sim não precisam praticar o plágio, assim como tem mais chances de fazer seus trabalhos no tempo certo. 

Por esses motivos, devemos pensar sim em estrategias para punir o plagio, mas antes de tudo entender a realidade dos alunos mais suscetíveis a cometerem o ato que são os alunos mais pobres que sofrem pra entrarem nas universidade e pra se manterem lá. Por esse motivo não devemos permitir que venha uma punição exagerada pra estragar o sonho que esse aluno tanto lutou e conquistou que é a sua vaga na universidade. Essa punição exagerada do plágio tanto com a perda de sua vaga, quanto com a prisão vai apenas destruir o sonho dos estudantes mais pobres que dificilmente chegam ao ambiente universitário. Não é justo! 

Devemos combater o plágio mas antes combater a forma elitista histórica que se mantém nas universidades. A melhor maneira de combater o plágio é zerando o trabalho ou reprovando o aluno e não tirando a sua vaga ou até processando-o.

Por Gabriel Pacheco.

Link da veja: 
https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/educacao/pesquisa-87-dos-alunos-chegam-a-universidade-sem-saber-o-que-e-plagio/amp/

Link da foto:
https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung&biw=360&bih=560&tbm=isch&sxsrf=ALeKk00jP5xLXdIoKbJN4X_WsEhA0BsxRQ%3A1590878163606&sa=1&q=entendendo+o+plágio+acadêmico&oq=entendendo+o+plágio+acadêmico&aqs=mobile-gws-lite..#imgrc=bss5QkZ7Dhwe7M&imgdii=V512ZVPN6nSZQM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rico Campeao da A fazenda 13

 O Rico tem os seus defeitos assim como a Jojo Toddynho tinha, a Juliette também tinha e que todos tinham, mas ele merece ser campeão porque...